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TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADE E AÇÃO CORRETIVA

 

Não conformidades acontecem em todas as organizações. A maneira como elas são tratadas e a implementação de ações corretivas que evitem sua repetição é que diferencia organizações de sucesso daquelas que estão no caminho da falência.

Um processo de ação corretiva eficaz contribui para a melhoria do desempenho das organizações.

Este treinamento apresenta os requisitos das normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 sobre o assunto e apresenta os processos de tratamento das não-conformidades (ação no efeito) e de ação corretiva (ação nas causas).

Faça já sua reserva, pois as vagas são limitadas e por ordem de chegada!

Para outros cursos de seu interesse consulte nosso site http://www.mfqualidade.com.br ou entre em contato pelo e-mail: treinamento@mfqualidade.com.br ou pelo telefone (31) 9974-1568.

 

Atenciosamente,

 

Guaraci Silva da Fonseca

 

Objetivo do curso

Capacitar os participantes na implementação dos processos de tratamento das não-conformidades (ação no efeito) e de ação corretiva (ação nas causas), com o objetivo de melhorar o desempenho da organização.

Conteúdo Programático

1. Definições e conceitos básicos

1.1 Não-conformidade

1.2 Diagrama de causa e efeito

1.3 Ação na causa x ação no efeito

1.4 Ações para tratar o produto não conforme

1.5 Reparo x Retrabalho

1.6 Concessão x Permissão de Desvio

1.7 Ação Corretiva x Ação Preventiva

2. Requisitos das normas associados a tratamento de não conformidade e ação corretiva

· ISO 9001:2008 itens 8.3 e 8.5.2

· ISO 14001:2004 item 4.5.3

· OHSAS 18001:2007 item 4.5.3.2

3. Tratamento da não conformidade

2.1 Detectar a não-conformidade

2,2 Identificar o produto não conforme (se existir)

2.3 Segregar o produto não conforme (se praticável)

2.4 Documentar a não-conformidade

2.5 Analisar a não-conformidade

2.6 Definir as ações a implementar

2.7 Acompanhar a implementação das ações

2.8 Avaliar a solução dada à não-conformidade

4. Ação Corretiva

4.1 Processo de ação corretiva

4.2 Análise crítica de não-conformidades e reclamações

4.3 Investigação das causas

4.4 Análise da necessidade de ações corretivas

4.5 Definição das ações corretivas

4.6 Definição do critério para avaliação da eficácia

4.7 Avaliação da adequação das ações definidas

4.8 Acompanhar a implementação das ações

4.9 Avaliar a eficácia da ação corretiva

Público Alvo

Representantes da Direção, Supervisores, auditores internos e outros profissionais interessados a aperfeiçoar o tratamento de não-conformidades e ação corretiva em sua organização.

Carga horária

8 horas

Local e data

O curso será realizado em Belo Horizonte nos dias 25/01/11, 15/04/11 e 10/06/11, das 8:00 às 17:30.

Investimento

R$ 250,00 por pessoa.

Este valor inclui material didático, certificado de participação e coffee-break.

Instrutor

Guaraci Silva da Fonseca

Ficha de Inscrição

Para garantir sua reserva no treinamento envie os dados abaixo para o e-mail treinamento@mfqualidade.com.br o mais rápido possível. As reservas serão feitas por ordem de chegada das Fichas.

Assim que confirmarmos a turma enviaremos um e-mail solicitando a efetivação do pagamento para garantir a vaga no treinamento.

Quando recebermos a confirmação do pagamento, enviaremos um e-mail confirmando a inscrição no treinamento

 

Nome do Participante:

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